Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Blitter!!!

"Para tentar diminuir a fila de espera na educação infantil, a prefeitura vai colocar, no ano que vem, crianças de três anos em Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e as de quatro e cinco anos em creches. As mudanças, que valerão excepcionalmente para 2012, foram publicadas ontem no "Diário Oficial" da cidade. Em junho, último balanço da prefeitura, 147 mil crianças esperavam uma vaga..."

*Aí, neste ano tiraram o que era o primeiro estágio (crianças de 4 anos) das EMEIs, e direcionaram-nas para os CEIs. Fizeram a merda estão tentando limpar com o plástico!!! 
Desculpem-me a falta de elegância, mas não dá pra manter a classe diante de tamanho absurdo, tamanho disparate. 
As EMEIs estão fechando salas e eu sou consequência disto, que vou ter que mudar de escola... Algumas questões internas não vou nem comentar, pois não me sinto fortalecida para bancar uma opinião, ainda muito frágil, das coisas que minha sensibilidade permite enxergar.
A cada dia que penso que a Educação no Brasil é criminosa (acusação forte e séria!), penso, tb, no que posso fazer no meu "nano" espaço, que é a sala de aula (ou sala de convivência, como queiram!)

...

Entrei na sala, na segunda, para pegar alguma coisa e uma aluna veio correndo dar-me um bombom de "Feliz Dia dos Professores": um Sonho de Valsa. Comi, realmente, feliz!
Na terça, outro mimo... Não pelo mimo, mas pelo contentamento dela em me presentear.
Senti-me movida a contar pros alunos o que é o dia dos Professores e porque se comemora.
Daí, a Paola disse que lembrou, que sonhou com um vestido e um sapato para me dar...
- Jura? E de que cor era o vestido?
- Que cor vc gosta???

São pequenas coisas que fazem o dia valer a pena!

...

O Vinícius hoje estava usando uma blusa de esqueleto. Quando ele colocou a touca, e juntou uma parte na outra revelando os ossos da face, sugeri que tivesse um zíper e dois furos para os olhos.
Henrrick: - E um furo na boca, tb, que se ele não respirar, ele morre!
Vinícius: - Eu queria que tivesse a coluna vertebral nas costas...
Eliana: - Como vc sabe que esses ossos chamam-se COLUNA VERTEBRAL???
Vinicius: - Vc que falou outro dia!

(Detalhe: trabalhamos o corpo sob esta ótica tipo maio, junho.)

Ai, como eu queria que "o Mundo" tivesse presenciado este momento!!!
Reflexo de um trabalho eficaz, utilizando, também, as pranchas da Ingrid.
Lembro-me disso:
Eliana - Povo, adivinha o que vamos fazer agora...
Stephany (com carinha de desolada) - Pintar osso!

Eu tinha pensado em fazer um trabalho de quantificação, dando sequencia a uma atividade iniciada na segunda, mas mudei de idéia, quando me lembrei que tinha uma latinha cheia de "blitter" (é assim, mesmo, que alguns alunos falam) num armário, lá.
Dei 3 saquinhos pra cada um usar como quisesse na composição com a colagem...






A maioria usou o glitter numa economia, só porque eu deixei levar o que sobrasse pra casa. Mas, outros foram embora com a cabeça que parecia um globo destes de balada, de tanto brilho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário