Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 25 de abril de 2011

12° Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! promove intercâmbio cultural entre São Paulo e Maranhão


Evento, que acontece de 7 a 28 de maio de 2011 na cidade de São Paulo, apresenta tradição maranhense do catolicismo popular conduzida por mulheres, as Caixeiras do Divino.
As caixeiras da família Menezes Dindinha, Zezé, Graça e Bartira lançam CD com cânticos homenageando o Divino Espírito Santo

De 7 a 28 de maio de 2011 acontece a 12° Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! (Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes – São Paulo - www.cachuera.org.br). 
Realizada segundo a tradição maranhense, ela respeita o tempo do ritual nordestino e integra cortejos, ladainhas, música, dança e o oferecimento de refeições. Com entrada franca, é aberta ao público em geral.

Destacam-se nesta festa as caixeiras, mulheres que, no Maranhão, são responsáveis por conduzir os rituais desta manifestação do catolicismo popular. Presentes em todas as etapas dos festejos, elas cantam e tocam caixa (tambor) para homenagear o Divino. Cânticos tradicionais, aliados a versos improvisados, tornam bela e original a musicalidade deste evento.

Neste ano as caixeiras da família Menezes Dindinha, Zezé, Graça e Bartira, líderes da festa desde sua primeira edição, encerram o ciclo de festejos com o lançamento de seu segundo CD no dia 28 de maio (sábado), às 21h. Ao longo do mês elas também ministram no local a oficina O Divino Som, em que ensinam toques e cânticos para mulheres. 

A Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! promove um intercâmbio cultural e religioso entre as cidades de São Paulo e São Luís do Maranhão, recriando em terras paulistanas a tradição que as caixeiras maranhenses cumprem em sua cidade natal. Demonstra, também, a força feminina na guarda e permanente transmissão oral do conhecimento vinculado à celebração do Divino.

Ela nasceu da realização de um ciclo de oficinas de cânticos e toques pelas quatro caixeiras maranhenses em São Paulo, no ano 2000. Em 2011, na sua 12° edição, já foi incorporada ao calendário de festas da cidade e é reconhecida por grupos de cultura popular, pesquisadores da área, músicos e artistas em geral, além de interessados em religiosidade popular.

A 12º Festa do Divino Espírito Santo no Espaço Cachuera! e o novo CD das Caixeiras da Família Menezes têm o patrocínio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e do Ministério da Cultura/Governo Federal (com incentivo da Lei Rouanet), o apoio da Revista Caros Amigos, da Rádio Cultura Brasil e da Rádio 9 de Julho. A realização é da Associação Cultural Cachuera!.

Fonte: www.overmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário