Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Toda ação resulta em uma reação.

Esta é uma frase bem conhecida: “Se você continuar fazendo as coisas do mesmo modo, continuará obtendo os mesmos resultados”.
Aliás, uma das definições de insanidade, no dito popular, é querer resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas...
Então me vem à mente a pergunta: E por que muitas pessoas reclama do relacionamento com os outros e, ainda assim, continuam se relacionando com eles do mesmo modo?

Há muitos anos eu parei uma vez e me questionei: "Eu estou satisfeito com a forma que as pessoas estão agindo em relação a mim?"
A partir daí, nunca mais parei de me perguntar isso... Sempre há algo a ser mudado ou melhorado em mim, que faz com as outras pessoas tenham um comportamento diferente comigo. Então entendi que vale a pena rever e mudar a forma como agimos, para obtermos melhores resultados nas relações humanas.

Toda ação resulta uma reação. Uma reação resulta outra reação e assim sucessivamente, num ciclo que só terá um fim se uma outra força (ou outra ação) seja manifestada. É como jogar uma bolinha de borracha no chão... Ela vai bater e voltar ao alto, para depois cair novamente no chão e voltar ao alto. Esse ciclo só é interrompido por causa de forças que se manifestam, como o atrito com o ar, ou se você bater na bola para que tome outra direção.

A mesma coisa acontece nos relacionamentos humanos. Quando agimos de uma forma A, obtemos uma reação B das pessoas, que desencadeia uma reação C em nós mesmos, que resulta uma reação D nas pessoas e assim por diante, num ciclo espiralado. Contudo, muitas vezes não gostamos das atitudes das pessoas, mas continuamos agindo da mesma forma em A e em C.

Se alteramos nosso comportamento, as reações dos outros vão se alterando aos poucos até que se transformem naquilo que desejamos, como a bolinha que, pelo atrito, pára de pular.

Então, a arte de obter uma reação melhor das pessoas para conosco, não está ligada em mudar a outra pessoa, mas sim em mudar a nós mesmos! É a de reagir melhor com essas pessoas.

(...)
Construir ciclos positivos não é algo que acontece da noite para o dia, nem ocorre por magia, mas é algo que requer intencionalidade. Exige determinação. No entanto, não precisa de grandes técnicas ou ações fantásticas. Basta que você:

1. Analise o que você faz e, se necessário, mude você. Tem pessoas que gostam disso ou daquilo e outros que não gostam. O que determina o que é bom ou o que é ruim é a nossa sensação sobre as coisas. Então, somos nós mesmos que nos permitimos sentir algo bom ou ruim. As situações existem e, na maioria das vezes, não temos controle direto, mas temos o controle sobre nós mesmos e, se entendemos isso, podemos decidir como vamos nos sentir.

2. Continue analisando e mudando, todos os dias. Não pare! A manutenção de um padrão de relacionamento de qualidade é igual a um jardim bonito: para que se mantenha bonito é necessário ser tratado todos os dias, regando e retirando as ervas daninhas.

Lembre-se que toda grande mudança é realizada a um passo de cada vez. Para se construir uma bela casa deve-se colocar tijolo sobre tijolo. Toda grande árvore começa por uma semente. É a soma dos passos, bem determinados, que faz cumprir a jornada! Então, a combinação de um sorriso, um contato visual e algumas palavras, formam um poderoso ciclo positivo.

(...)

*Bingo!
Obrigada, Ritinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário