Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Odoyá, Iemanjá!!!



Linda sereia!!! Salve, Madrinha!

Banhe-me nas águas do teu amor;
Seque minhas lágrimas com teu manto sagrado;
Embala-me com teus pontos. Como é doce o teu canto!
Enfeita-me com tuas rosas e palmas;
Proteja-me em tua concha.
Sou sereia! A princesa do teu mar, D. Janaina!

(Gratidão!!!)

...


"Eram duas ventarolas
Duas ventarolas 
Que vinham lá do mar
Uma era Iansã (a, e-parrê)
A outra era Iemanjá (e, odoya)"


...

As filhas de Iemanjá são voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e, algumas vezes, impetuosas e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas, mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem um tal fausto.

Fonte da pesquisa: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário